🌿Serie o Aramaico não mente P2 - A Origem dos Evangelhos em Aramaico

 

Imagem: Escritura Antiga (D'Almeida)

🌿

Oliveira Viva

A Origem dos Evangelhos em Aramaico

Serie o Aramaico não mente P2. 

Alexandre D'Almeida

28 de julho de 2025


A teoria apresentada defende que os textos do Novo Testamento (NT) foram originalmente escritos em aramaico, em vez de grego, com base em argumentos culturais, históricos e linguísticos. A seguir, sintetizo os principais pontos da teoria:

  1. Cultura Judaica e Resistência à Assimilação: Após o exílio babilônico, os judeus resistiam a influências culturais externas, como o grego, devido a traumas históricos (e.g., profanação do Templo pelos gregos, narrada em Macabeus). Isso tornaria improvável que os evangelhos fossem escritos em grego, uma língua associada à cultura helenística.
  2. Uso do Aramaico como Língua Popular: O aramaico, especialmente o dialeto siríaco, era a língua cotidiana dos judeus após o exílio, usada nas sinagogas e em traduções como os Targumim. Era considerada uma língua "irmã" do hebraico, aceita para textos sagrados, ao contrário do grego.
  3. Capacidade Linguística dos Autores: Os discípulos, majoritariamente pescadores e trabalhadores simples da Galileia, teriam maior facilidade para escrever em aramaico, sua língua materna, do que em grego, uma língua mais erudita. Até Flávio Josefo, um erudito, expressava desconforto com o grego.
  4. Contexto da Pregação Inicial: A missão inicial do NT focava judeus na Judeia, Samaria e regiões de fala aramaica, o que tornaria o aramaico a escolha lógica para os textos originais, antes de sua expansão para públicos de fala grega.
  5. Tradições Orientais e a Peshitta: Relatos históricos, como a história do rei Abgar de Edessa, mencionada por Eusébio, sugerem que os textos aramaicos (Peshitta) foram compilados cedo, possivelmente por Judas Tadeu, formando um cânon inicial. A Peshitta é considerada a Escritura oficial de igrejas orientais (e.g., Igreja Assíria do Oriente, Igreja Ortodoxa Siríaca).
  6. Evidências Bíblicas do Aramaico: Partes do Tanakh (e.g., Daniel 2-7, Esdras 4-7, Jeremias 10:11) foram escritas em aramaico, refletindo sua aceitação em contextos religiosos. A diáspora judaica na Babilônia, onde o Talmude Babilônico foi redigido em aramaico, reforça sua relevância.
  7. Contraponto à Primazia do Grego: Embora o grego fosse a língua franca do Mediterrâneo e os manuscritos mais antigos do NT sejam gregos (e.g., Papiro P52), a ausência de manuscritos aramaicos do século I não nega a possibilidade de autógrafos aramaicos, que podem ter sido traduzidos para o grego devido à expansão do cristianismo. A sofisticação dos textos gregos pode ser explicada como tradução habilidosa, e jogos de palavras (e.g., Petros/petra) podem ter equivalentes em aramaico.

A teoria conclui que o aramaico, como língua materna de Jesus e dos discípulos, é mais provável como idioma original do NT, com a Peshitta sendo o texto mais próximo dos autógrafos, em oposição à visão tradicional que privilegia o grego.

Análise de Fundamento e Fontes

Fundamento da Teoria

A teoria tem méritos e fragilidades, dependendo do peso dado às evidências históricas, linguísticas e textuais. Abaixo, analiso cada ponto com base em fontes acadêmicas e judaicas, incluindo as obras de Tsadok Ben Derech mencionadas (Judaísmo Nazareno e Harmonia dos Evangelhos à Luz de Manuscritos Aramaicos).

  1. Cultura Judaica e Resistência à Assimilação:
    • Fundamento: A resistência judaica à helenização é bem documentada, especialmente após a revolta dos Macabeus (século II a.C.), que resultou na festa de Hanukkah. Flávio Josefo (Antiguidades Judaicas) e os livros dos Macabeus descrevem a rejeição à cultura grega por muitos judeus, especialmente entre zelotes e fariseus. Tsadok Ben Derech enfatiza essa resistência cultural para argumentar que os judeus prefeririam o aramaico, uma língua semítica, ao grego.
    • Crítica: Embora a resistência existisse, a Palestina do século I era um ambiente culturalmente híbrido. Cidades como Séforis e Tiberíades, próximas à Galileia, eram centros helenizados, e epígrafes em grego (e.g., ossuários judaicos) indicam que o grego era usado até por judeus religiosos (Sáenz-Badillos, A History of the Hebrew Language). A Septuaginta, tradução grega do Tanakh, era amplamente usada por judeus da diáspora, sugerindo aceitação do grego em contextos religiosos.
  2. Uso do Aramaico como Língua Popular:
    • Fundamento: O aramaico era, de fato, a língua franca da Palestina no século I, como confirmado por Flávio Josefo (Antiguidades Judaicas, XX.11.2) e pelos Manuscritos do Mar Morto, que contêm textos em aramaico (e.g., Livro de Enoque). Os Targumim, como Onkelos e Jonathan, eram lidos em sinagogas, evidenciando o uso do aramaico para ensino religioso (Schiffman, From Text to Tradition). Tsadok Ben Derech reforça que o aramaico era visto como uma língua "santa" e acessível ao povo comum.
    • Crítica: Embora dominante na Galileia rural, o grego era comum em áreas urbanas e entre a elite. Estudos de epígrafes mostram que o grego era usado em sinagogas helenizadas (e.g., em Cesareia), e o Novo Testamento cita a Septuaginta, sugerindo que os autores estavam familiarizados com textos gregos (Vermes, Jesus the Jew).
  3. Capacidade Linguística dos Autores:
    • Fundamento: A ideia de que pescadores galileus, como Pedro, teriam dificuldade em escrever em grego é plausível, dado que o grego exigia educação formal. Flávio Josefo (Antiguidades Judaicas, XX.11.2) menciona sua própria dificuldade com o grego, apesar de ser erudito. Tsadok argumenta que o aramaico seria mais natural para os discípulos.
    • Crítica: Alguns discípulos, como Mateus (publicano) e Paulo (educado em Tarso), tinham educação suficiente para escrever em grego. Além disso, escribas profissionais poderiam ter auxiliado na redação ou tradução, como comum na antiguidade (Fitzmyer, The Genesis Apocryphon).
  4. Contexto da Pregação Inicial:
    • Fundamento: A pregação inicial de Jesus e dos apóstolos focava judeus na Judeia e Samaria (Atos 1:8), onde o aramaico predominava. Tsadok cita a história do rei Abgar de Edessa, mencionada por Eusébio (História Eclesiástica, I.13), como evidência de uma tradição aramaica precoce.
    • Crítica: O cristianismo rapidamente se expandiu para regiões de fala grega (e.g., Antioquia, Corinto), como narrado em Atos 11-15. Escrever em grego seria estratégico para alcançar a diáspora judaica e gentios, que usavam a Septuaginta (Metzger, The Text of the New Testament).
  5. Tradições Orientais e a Peshitta:
    • Fundamento: Tsadok Ben Derech cita Eusébio e a tradição de Edessa para sugerir que a Peshitta, escrita em aramaico, representa os textos originais do NT. Ele argumenta que a Peshitta é mais consistente que os manuscritos gregos, que contêm milhares de variantes (Peshitta: O Novo Testamento Aramaico). Igrejas orientais, como a Igreja Assíria do Oriente, consideram a Peshitta canônica.
    • Crítica: A Peshitta é datada do século II ou III, muito posterior aos manuscritos gregos mais antigos (e.g., Papiro P52, c. 125 d.C.). Estudiosos como Bruce Metzger argumentam que a Peshitta é uma tradução do grego, não o original. A história de Abgar, embora citada por Eusébio, é considerada lendária por muitos acadêmicos (McNamara, Targum and Testament Revisited).
  6. Evidências Bíblicas do Aramaico:
    • Fundamento: Textos do Tanakh em aramaico (Daniel 2-7, Esdras 4-7, Jeremias 10:11) e o Talmude Babilônico, escrito em aramaico, confirmam sua relevância religiosa. A diáspora babilônica, onde muitos judeus permaneceram após o decreto de Ciro (Esdras 1:1-4), reforça o uso do aramaico (Kutscher, Studies in Galilean Aramaic).
    • Crítica: A presença do aramaico no Tanakh não implica que o NT foi escrito em aramaico. Citações da Septuaginta no NT (e.g., Mateus 1:23 citando Isaías 7:14) sugerem que os autores usavam textos gregos (Fitzmyer, The Genesis Apocryphon).
  7. Contraponto à Primazia do Grego:
    • Fundamento: Tsadok argumenta que a ausência de manuscritos aramaicos do século I não refuta a teoria, pois os originais podem ter sido perdidos ou traduzidos. Ele cita estudiosos como Charles Cutler Torrey, que defendem que os evangelhos foram traduzidos do aramaico para o grego (The Aramaic Origin of the Four Gospels).
    • Crítica: A falta de manuscritos aramaicos contemporâneos enfraquece a teoria. A sofisticação literária do NT (e.g., João 1:1) e o uso de jogos de palavras gregos (e.g., Petros/petra) sugerem composição original em grego. Pais da Igreja, como Irineu e Orígenes, afirmam a primazia do grego (Metzger, The Text of the New Testament).

Avaliação Geral

A teoria de Tsadok Ben Derech é bem fundamentada no contexto cultural e linguístico judaico, especialmente na ênfase do aramaico como língua materna de Jesus e dos discípulos. A resistência à helenização, o uso do aramaico nos Targumim e no Talmude, e a tradição oriental da Peshitta oferecem argumentos convincentes para uma possível origem aramaica. No entanto, a ausência de manuscritos aramaicos do século I, a abundância de manuscritos gregos, e a sofisticação literária do NT em grego favorecem a visão tradicional de que o grego foi a língua original. A teoria da Fonte Q, permanece especulativa, mas sugere uma tradição oral ou escrita em aramaico que pode ter precedido os evangelhos gregos, embora sem evidências textuais diretas.

Fontes Utilizadas por Tsadok Ben Derech

Tsadok Ben Derech, em Judaísmo Nazareno e Harmonia dos Evangelhos, baseia-se em:

  • Eusébio de Cesareia (História Eclesiástica): Cita a tradição de Edessa e o rei Abgar, sugerindo uma compilação aramaica precoce.
  • Charles Cutler Torrey (The Aramaic Origin of the Four Gospels): Defende que os evangelhos foram escritos em aramaico e traduzidos para o grego.
  • Frank Zimmerman: Corrobora Torrey, argumentando que os evangelhos têm raízes aramaicas.
  • Peshitta: Considerada por Tsadok como o texto original do NT, com menos variantes que os manuscritos gregos.
  • Fontes Judaicas: Targumim, Talmude, e Manuscritos do Mar Morto, que reforçam o uso do aramaico em contextos religiosos.

Fontes Acadêmicas Contrárias

  • Metzger, B. M. (2005). The Text of the New Testament. Oxford: Oxford University Press. Argumenta que a Peshitta é uma tradução do grego, com base em evidências textuais.
  • Fitzmyer, J. A. (2004). The Genesis Apocryphon of Qumran Cave 1. Roma: Pontifical Biblical Institute. Reconhece o uso do aramaico, mas não como língua original do NT.
  • Vermes, G. (2004). Jesus the Jew. Minneapolis: Fortress Press. Destaca o contexto aramaico de Jesus, mas aceita o grego como idioma dos evangelhos.

Conclusão

A teoria de Tsadok Ben Derech é plausível no contexto cultural judaico e na tradição oriental da Peshitta, mas carece de evidências textuais diretas (manuscritos aramaicos do século I). A primazia do grego é sustentada por manuscritos antigos, citações da Septuaginta, e testemunhos dos Pais da Igreja. A possibilidade de uma Fonte Q em aramaico ou de tradições orais aramaicas é aceita por alguns estudiosos, mas não substitui a evidência textual grega. Sua teoria é valiosa para destacar o contexto judaico do NT, mas a visão acadêmica majoritária favorece o grego como língua original.

Mas para ser sincero tenho a tendência de aceitar a lógica utilizada pelo Tsadok, a de todo o contexto da diáspora judaica ter avançado para a Babilônia e o início da história dos apóstolos terem uma visão mais judaica, mais bairrista.

Antes de Paulo dizer que haviam dois evangelhos, um para judeus e outro para gentios na forma de apresentação, nao de modo para salvação, demonstra que muitos escritos tinham um público alvo judeu, com fala aramaica, e morando em terras de fala aramaica. Há evidências históricas de evangelismo na Babilônia e na região.

Paulo assume ser o porta voz aos gentios de fala grega e os demais para fala hebraica/aramaica. Lucas é considerado pelos criticos como também sendo um possível candidato a ter levado conteúdo em grego para as comunidades na diáspora.

Quando analisamos que tanto Paulo como Lucas, foram contemporâneos, convivendo juntos em muitas épocas vemos uma tendência de conteúdos com propósitos diferentes.

Se primeiro em grego ou em aramaico o tema principal não muda, se com crítica ou sem, o objetico foi alcançado. A decisão de crer sobre qual foi a língua original de um livro da Bíblia é de gosto pessoal a partir das informações que cada um recebe, ou de cosmovisão individual.

O que não pode acontecer é a deslegitimização do pensamento contrário para fins de superioridade escriturísticas e sujeição de autoridade, o que levaria apenas em conflito de interesse.

Portanto, quer seja grego, quer seja aramaico, ambo devem contribuir para alcançar o maior número de pessoas ao evangelho e complementarem no que tange a correta compreensão da pessoa do Filho de Deus.

Que o Eterno o abençoe!




Alexandre D'Almeida

Conheça já os livros:  Visite o perfil do Autor no Amazon e Uiclap e conheça melhor suas obras



Conheça os livros:  

As Festas do Reino: Honrando Jesus nas Celebrações Bíblicas

UICLAP - AMAZON

O Segredo da Arábia: A Jornada Silenciosa de Paulo e a Revelação do Messias nas Escrituras

UICLAP - AMAZON

SABEDORIA JUDAICA: Introdução à Hermenêutica e Exegese Judaica Antiga

UICLAP - AMAZON

NOSSOS PAIS FARISEUS: A Reparação de uma História Esquecida

UICLAP - AMAZON

PALAVRAS EM CHAMAS - Yom Hashoah: Lembrança em Tempos de Antissemitismo Crescente

UICLAP - AMAZON

DEUS Rejeitou Israel?

UICLAP - AMAZON



 

Comentários